terça-feira, 31 de janeiro de 2012

 Vai pra galera algumas gírias da estrada com seus significados.....

Linguagem do código Q;

QRA= nome do operador/ nome de alguem que queira saber Ex; qual o QRA da vítima.ex:Dona Febem

Código Q
Código Pergunta Resposta ou informação 
QAP Está na escuta? Permaneça na escuta ou estou na escuta 
QAM Qual é a condição meteorológica? Aqui a condição meteorológia é ... 
QRA Qual o nome operador? O meu nome é ... 
QRB A qual distância aproximada você está da minha estação? A distância aproximada entre nossas estações é... milhas náuticas (ou quilômetros) 
QRC Que organização particular (ou administração estadual) liquida as contas de sua estação? A liqüidação das contas da minha estação está sob o encargo da organização particular... (ou da administração estadual...) 
QRD Aonde vai e de onde vem? Vou a... e venho de... 
QRE A que horas pensa chegar a... (ou estar sobre...) (lugar) Penso chegar a...(lugar) (ou estar sobre...) às... horas. 
QRG Qual é minha freqüência exata (ou freqüência exata de...)? Sua freqüência exata (ou freqüência exata de...) é... KHz (ou... MHz). 
QRH Minha freqüência varia? Sua freqüência varia. 
QRI Como é a tonalidade de minha estação? A tonalidade de sua estação é: 
Boa 
Variável 
Ruim 

QRJ Quantas chamadas rediotelefônicas você tem para despachar? Eu tenho ... chamadas radiotelefônicas para despachar. 
QRK Qual a clareza dos meus sinais (ou de...) ? A clareza de seus sinais (ou dos sinais de) é: 
Ruim 
Pobre 
Razoável 
Boa 
Excelente 

QRL Você está ocupado? Estou ocupado (ou ocupado com...). 
Favor não interferir

QRM Está sendo interferido? Sofre interferência: 
Nulas 
Ligeira 
Moderada 
Severa 
Extrema 

QRN Está sendo perturbado por estática? Estou sendo perturbado por estática: 
Não 
Ligeiramente 
Moderadamente 
Severamente 
Extremamente 

QRO Devo aumentar a potência do transmissor? Aumente a potência do transmissor. 
QRP Devo diminuir a potência do transmissor? Diminua a potência do transmissor. 
QRQ Devo transmitir mais depressa? Transmita mais depressa (...palavras por minuto). 
QRR Está pronto para operação automática? Estou pronto para operação automática. Transmita à... palavras por minuto. 
QRS Devo transmitir mais devagar? Transmita mais devagar (... palavras por minuto). 
QRT Devo cessar a transmissão? Cesse a transmissão. 
QRU Tem algo para mim? Não tenho nada para você. 
QRV Está preparado? Estou preparado. 
QRW Devo avisar a... que você o está chamando em ... KHz(ou...MHz). Por favor, avise ... que o estou chamando em ...KHz(ou ...MHz). 
QRX Quando você chamará novamente? Eu o chamarei novamente às... horas, em ...KHz(ou ...MHz). 
QRY Qual a minha ordem de vez? 
(Refere-se a comunicação)
É número ...(ou de acordo com qualquer indicação) 
(Refere-se a comunicação)

QRZ Quem está me chamando? Você está sendo chamado por ... em... KHz (ou ... MHz). 
QSA Qual a intensidade de meus sinais(ou dos sinais de...)? A intensidade dos seus sinais (ou dos sinais de ...) é: 
Apenas perceptível 
Fraca 
Satisfatória 
Boa 
Ótima 

QSB A intensidade de meus sinais varia? A intensidade de seus sinais varia. 
QSC Sua embarcação é de carga? Minha embarcação é de carga. 
QSD Minha manipulaçõa está defeituosa? Sua manipulação está defeituosa. 
QSE Qual o deslocamento estimado da embarcação de salvamento? O deslocamento estimado da embarcação de salvamento é ... (números e unidades). 
QSF Você realizou o salvamento? Eu realizei o salvamento e estou seguindo para a base ... (com ... pessoas feridas necessitando ambulância). 
QSG Devo transmitir ... telegramas de uma vez? Transmita ... telegramas de uma vez. 
QSH Você é capaz de retornar usando seu equipamento radiogoniométrico? Eu sou capaz de retornar usando meu equipamento radiogoniométrico. 
QSI Não consegui interromper a ... (indicativo de chamada). Sua transmissão ou informe que não conseguir interromper sua transmissão em ...KHz (ou ... MHz). 
QSJ Qual a taxa a ser cobrada para ... incluindo sua taxa interna? A taxa a ser cobrada para ... incluindo a minha taxa interna é ... francos, ou reais, ou dólares ... 
QSK Pode ouvir-me entre seus sinais, em casa afirmativo, posso interromper sua transmissão? Posso ouvi-lo entre meus sinais: pode interromper minha transmissão. 
QSL Pode acusar recebimento? Acuso recebimento. 
QSM Devo repetir o último telegrama que transmiti para você (ou algum telegrama anterior)? Repita o último telegrama que você enviou para mim(ou telegrama(s) número(s)...). 
QSN Escutou-me ou ...(indicativo de chamada) em ...KHz (ou ...MHz)? Escutei-o ou ...(indicativo de chamada) em ...KHz (ou ...MHz) 
QSO Pode comunicar-me diretamente (ou por retransmissão) com...? Posso comunicar-me diretamente (ou por retransmissão) com... . 
QSP Quer retransmitir gratuitamente a ...? Vou retransmitir gratuitamente a... . 
QSQ Há médicos a bordo ou ... (nome da pessoa) a bordo? Há médicos a bordo ou ... (nome da pessoa) a bordo. 
QSR Devo repetir a chamada na freqüência de chamada? Repita a chamada na freqüência de chamada:

Nenhum comentário:

Postar um comentário