quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Você conhece alguma caminhoneira?


A jovem Maja,caminhoneira de apenas 24 anos - Imagem retirada do site www.amocaminhoes.com.br
Nesta terça-feira (1/11), foi publicada uma pesquisa elaborada pelo World Economic Forum sobre desigualdades entre gêneros no mundo. Em um ranking comparativo entre países, o Brasil, mesmo com sua primeira mulher presidente, ocupa a 82° posição. O desempenho é lastimável e ficamos atrás de países como Albânia, Gâmbia, Vietnã e República Dominicana.
Os argentinos têm um desempenho incomparavelmente superior ao dos brasileiros – eles estão na 28° colocação. Como o último colocado na pesquisa, entre os países da América Latina, o Brasil se vê nessa posição pela falta de iniciativa em combater a desigualdade entre os sexos na economia e politica. Um dos problemas mais graves, quanto ao mercado de trabalho, é a diferença salarial entre homens e mulheres que exercem o mesmo cargo.
“O Brasil é um dos piores países do mundo nesta questão salarial. As mulheres chegam a ganhar metade dos homens em alguns casos para trabalhar na mesma função”, diz Saadia Zahidi, pesquisadora do World Economic Forum, responsável pelo levantamento.
Apesar da eleição da presidenta Dilma Rousseff no ano passado, a política brasileira se vê muito aquém do esperado, pois faltam mulheres nas posições ministeriais e, acima de tudo, no Parlamento. Isso contribui para que o Brasil fique fora das cem primeiras colocações do levantamento. O Brasil ocupa o 103° e 111° lugares na pesquisa, considerando, respectivamente, a participação das mulheres e ministérios e mandatos legislativos. Esse resultado é considerado péssimo para um país considerado uma das maiores economias do mundo.
Engana-se quem pensa que essa desigualdade está apenas nos cargos públicos. Não há mulheres em posição de liderança também na iniciativa privada, ainda dominada pelos homens.
Mesmo ganhando duas posições em relação ao ano anterior, estamos realmente longe da colocação de cinco anos atrás, quando ocupávamos a 67° posição. Com uma colocação lamentável para igualdade entre gêneros na economia e politica, o Brasil ocupa a primeira colocação quando de trata do ranking de saúde – posição em que aparece empatado com vários outros países. Na educação secundária, o país também lidera o ranking, mas despenca quando se fala na educação primária: estamos na 105°colocação.

E aí? Você é ou conhece alguma caminhoneira? Mande sua história para nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário